O que é

Em busca da melhoria contínua nos serviços de telecomunicações prestados no Brasil, a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), juntamente com seu parceiro tecnológico NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), desenvolveu o aplicativo Monitor Banda Larga, uma ferramenta que auxilia o usuário brasileiro de banda larga fixa a verificar, de maneira fácil e rápida, a qualidade e a velocidade de sua internet.

Ao utilizar o aplicativo Monitor Banda Larga, além de monitorar a qualidade e a velocidade da sua conexão, você também contribuirá para a análise da banda larga fixa de sua região e de seu provedor de serviços.

O Monitor Banda Larga medirá, além da velocidade da sua internet, a qualidade de sua conexão para:

Banda Larga Fixa

  • Ligação com voz via internet;
  • Vídeoconferência;
  • Jogos on-line.

Banda Larga Móvel

  • Acessar sites / Redes;
  • Ligação com voz via internet;
  • Vídeoconferência;
  • Carregar vídeos.

O Monitor Banda Larga verifica critérios como a velocidade de download e upload, ou seja, a rapidez com que seus dados são enviados e recebidos pela internet.

Você sabia que ao fazer download e upload os dados trafegam por meio de pacotes?

Em vez de trafegar em grandes blocos, os dados são enviados e recebidos em partes menores. Caso a rede de sua prestadora de serviços esteja sobrecarregada e/ou com problemas de infraestrutura, a qualidade de sua conexão fica prejudicada. Com isso, esses pacotes podem sofrer atrasos ao chegar ou se perder.

O tráfego dos pacotes é medido pelos parâmetros de latência e jitter.

O que é latência?

A latência mede o tempo necessário para uma mensagem ir a um destino e voltar.

Também é conhecida por Ping e RTT (Round Trip Time). A latência aumenta de acordo com a distância e a qualidade do caminho que precisa ser percorrido. Ela também pode ser influenciada caso a infraestrutura da operadora esteja congestionada. Em outras palavras, latência pode ser definida como o atraso na transmissão de ida e volta de um pacote entre o usuário e o servidor de internet.

O que é jitter?

O jitter aponta a variação do atraso de ida e volta de um pacote entre o usuário e o servidor de internet (variação da latência). O fato de ocorrer esta alteração na chegada dos pacotes, indica que eles estão tomando caminhos diferentes ou congestionados. Isto pode ser o indício de que a rede está sobrecarregada.

Para Banda Larga Fixa

O Monitor Banda Larga (Fixa) é compatível com os sistemas operacionais Windows (a partir da versão Vista) e MAC OS X (a partir da versão Mavericks). Verifique os pré-requisitos antes de instalar em seu computador.

Após a instalação, o aplicativo configurará automaticamente a medição padrão, que fará um teste a cada 6 horas em sua internet. Em seguida, fará uma medição instantânea, que verificará a qualidade e a velocidade de sua conexão naquele momento. Você poderá configurar a frequência das medições de acordo com sua conveniência, por meio do menu – programe sua medição:

1- Medição padrão: ao instalar o aplicativo, esta opção é automaticamente configurada, sem necessidade de nenhuma programação. Serão realizados testes diários a cada 6 horas. Nessa medição você receberá mensalmente em seu e-mail um relatório com os resultados dos testes. Para que sejam realizadas as medições, seu computador deverá estar ligado diariamente entre 10h e 22h (Período de Maior Tráfego - PMT).

2- Medição instantânea: ao selecionar essa opção, será realizada imediatamente uma medição e você poderá verificar a qualidade de sua conexão naquele momento.

3- Medição programada: essa opção apresenta a possibilidade de selecionar intervalos de medição a cada 2, 4, 6 ou 8 horas. Nessa medição, você receberá em seu e-mail a análise das medições do período selecionado.

É muito importante que seu computador esteja ligado e conectado à internet durante os horários agendados para os testes. Do contrário, as medições não serão realizadas. A medição acontece normalmente mesmo com o computador em modo de bloqueio.

Ao final de cada uma das medições, será apresentado um relatório simples e objetivo, indicando a qualidade da conexão para

Caso deseje informações mais detalhadas sobre os testes realizados, basta clicar no link “clique aqui” no próprio relatório exibido, para gerar um relatório completo

A medição da sua banda larga fixa poderá estar ou não estar de acordo com os padrões da Anatel.

Caso algum dos parâmetros de qualidade da conexão não esteja de acordo com os padrões da Anatel, não significa que outros serviços na conexão sejam afetados. Por exemplo, a qualidade da conexão pode não estar de acordo para “Jogos on-line” e “Velocidade”, porém “Ligação com voz via internet” e “Videoconferência” poderão estar de acordo. Caso necessite de um relatório mais técnico e detalhado, você poderá obtê-lo clicando na opção “Gerar relatório completo” ao final de cada medição ou por meio do menu. Desta maneira, você visualizará uma página Web, onde os resultados técnicos (parâmetros de qualidade) obtidos estarão disponíveis para análise

Por meio do menu, você poderá gerar a qualquer momento um relatório completo de todas as medições realizadas pelo aplicativo. Basta selecionar o período de medição por meio das opções apresentadas ou do calendário exibido

O Monitor Banda Larga oferece ainda uma ferramenta que possibilita ao usuário verificar o melhor canal de Wi-Fi a ser utilizado, caso esteja com uma conexão sem fio. Ao acessar o menu – verificar melhor opção Wi-Fi, o aplicativo informa qual canal sua rede está utilizando e poderá identificar as seguintes situações

a) Sua rede Wi-Fi não está sofrendo interferências de sinal

b) Sua rede Wi-Fi está sofrendo interferências de sinal. Nesse caso, o aplicativo indicará qual a melhor opção de canal a ser utilizado pelo roteador sem fio, evitando interferências entre os canais. Para obter informações sobre alteração de canal em seu roteador, acesse o FAQ

Para Banda Larga Móvel

O Monitor Banda Larga (Móvel) é compatível com os sistemas operacionais IOS (iPhone, iPad, iPod) e Android (Smartphones e tablets).

Após a instalação, você estará apto a testar a qualidade de sua internet sempre que desejar. Para isso, basta clicar em INICIAR TESTE.

Ao final da medição, o aplicativo mostrará a qualidade de sua internet para:

O Monitor Banda Larga Móvel verifica também critérios como a velocidade de download e upload, ou seja, a rapidez com que seus dados são enviados e recebidos pela internet.

É muito importante que a franquia de seu plano não tenha sido esgotada. Do contrário, as medições não terão resultado satisfatório.

Dentro do aplicativo você também pode verificar o histórico dos resultados de suas medições, mapas de qualidade, resultados técnicos e detalhados dos parâmetros de qualidade medidos, além de poder compartilhar seus resultados em redes sociais.

Com o aplicativo instalado em seu dispositivo (Smartphones ou Tablets), também é possível realizar testes em redes sem fio, caso esteja utilizando seus aparelhos em redes Wi-Fi.

Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo):

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) é a maior entidade de classe da indústria brasileira. Representa cerca de 130 mil indústrias de diversos setores, de todos os portes e das mais diferentes cadeias produtivas, distribuídas em mais de 130 sindicatos patronais.

A atual estrutura da Fiesp reflete o pensamento estratégico e o tratamento homogêneo que a entidade confere às várias cadeias produtivas e aos sindicatos, independentemente do porte das empresas ou do segmento a que pertencem.

A Fiesp conta com 11 Conselhos Superiores Temáticos, coordenados pelo Instituto Roberto Simonsen (IRS).

Os Conselhos Superiores Temáticos traçam diretrizes para os trabalhos dos departamentos: de Competitividade e Tecnologia (Decomtec), de Infraestrutura (Deinfra), de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon), de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex), de Meio Ambiente (DMA), Jurídico (Dejur), do Agronegócio (Deagro), de Ação Regional (Depar), de Segurança (Deseg), da Indústria da Construção (Deconcic), da Indústria da Defesa (Comdefesa), da Micro, Pequena e Média Indústria (Dempi) e, ainda, o Departamento Sindical (Desin) e a Central de Serviços (Cser).

Em todo o Estado de São Paulo, a Fiesp é representada por 51 diretorias regionais.

Para garantir o crescimento harmônico das diferentes cadeias produtivas, também foram criados comitês para os seguintes setores: cadeia produtiva da Bioindústria (BioBrasil), do Desporto (Code), da Biotecnologia (Combio), de Couro e Calçados (Comcouro), da Mineração (Comin), do Papel, Gráfica e Embalagem (Copagrem), da Pesca e da Aquicultura (Compesca), Petróleo e Gás (Competro), da Saúde (Comsaude) e da Indústria Têxtil, Confecção e Vestuário (Comtextil).

Há ainda os Comitês de Jovens Empreendedores (CJE), de Ação Cultural (Comcultura) e de Responsabilidade Social (Cores).

NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR):

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) foi criado para implementar as decisões e os projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), que, por sua vez, é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas e serviços da internet no Brasil.

O NIC.br é considerado o braço executivo do CGI.br. Dentre suas atribuições estão:

Registro e manutenção dos nomes de domínios que usam o .br, distribuição de números de Sistema Autônomo (ASN) e endereços IPv4 e IPv6 no país, por meio do Registro.br;

Tratamento e resposta a incidentes de segurança em computadores envolvendo redes conectadas à internet no Brasil, atividades do CERT.br;

Projetos que apoiem ou aperfeiçoem a infraestrutura de redes no Brasil, como a interconexão direta entre redes (PTT.br) e a distribuição da Hora Legal Brasileira (NTP.br). Esses projetos estão a cargo do CEPTRO.br;

Produção e divulgação de indicadores, estatísticas e informações estratégicas sobre o desenvolvimento da internet no Brasil, sob responsabilidade do CETIC.br;

Promoção de estudos e recomendação de procedimentos, normas e padrões técnicos e operacionais para a segurança das redes e serviços de internet, bem como para a sua crescente e adequada utilização pela sociedade;

Suporte técnico e operacional ao LACNIC, Registro de Endereços da Internet para a América Latina e Caribe;

Hospedagem do escritório brasileiro do W3C, que tem como principal atribuição desenvolver padrões para web.

Software de Referência utilizado no Monitor Banda Larga:

O aplicativo Monitor Banda Larga tem suporte do SIMET – Sistema de Medição de Tráfego de Internet, que é um sistema que realiza testes de desempenho de redes com acesso à Internet, através de servidores espalhados dentro dos Pontos de Troca de Tráfego Internet (http://ptt.br) e no NIC.br. O SIMET é 100% independente, sendo toda a infraestrutura e operação a cargo do NIC.br. 

Produto Avaliado Tecnicamente pelo IPT

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) realizou a análise tecnológica do software ‘Monitor Banda Larga’ (para Windows) com o objetivo de verificar as características técnicas do produto, atestando a conformidade de leitura dos parâmetros de qualidade de acesso à Internet que estão previstos na Resolução ANATEL 574/2011.

Para a execução do trabalho, o IPT analisou bibliografias, legislação e informações contidas nos documentos apresentados pelo desenvolvedor do software e também realizou testes de avaliação dos dados transmitidos e recebidos em várias regiões da Grande São Paulo, além de análises arquiteturais e funcionais. O resultado das análises está expresso no parecer técnico nº 20 668-301.

Fiesp - Federação das Indústrias
do Estado de São Paulo

Copyright 2015©
Todos os direitos reservados.