Instalação

Há alguns pré-requisitos para a instalação do aplicativo que você deverá se atentar para que não ocorram problemas durante a instalação e configuração das medições. Os valores na tabela a seguir são os requisitos mínimos recomendados para que o aplicativo seja executado corretamente.

 

banda larga fixa

Você sabe se realmente recebe a
velocidade de internet que contratou?

Disponível no Windows 10

Um aplicativo nativo para cada plataforma

 

  Requisitos mínimos Recomendáveis
Sistema Operacional Windows Vista Windows 7, 8 e 10
Navegador Internet Explorer 7, Firefox 2, Google Chrome, Opera Firefox 10, Google Chrome
Memória RAM 2Gb Superior 2Gb
Processador Intel Pentium 4 ou equivalente Intel Core 2 DUO equivalente ou superior
Resolução da tela 1024x768 1024x768
Espaço em disco rígido 43MB 43MB
  Requisitos mínimos Recomendáveis
Sistema Operacional Mavericks Yosemite 10.10.4
Espaço em disco rígido 43MB 43MB

Requisitos Adicionais

Firewall

Para que o Monitor Banda Larga funcione no seu computador, certifique-se que as portas abaixo estão liberadas:

Permissão Administrativa

Ao instalar o Monitor Banda Larga é necessário ter permissões administrativas no computador para que o instalador possa acessar o registro do sistema do Windows

 

banda larga Móvel

Você sabe a qualidade da Internet que
sua operadora te entrega?


QR-Code

QR-Code

Um aplicativo nativo para cada plataforma

 

  Requisitos mínimos
Sistema Operacional Android 4.0.3 ou superior | IOS 8 ou superior

banda larga Fixa

 

  Disponível no Windows 10

 

O aplicativo é compatível com o sistema operacional Windows (a partir da versão Vista). Verifique os pré-requisitos necessários antes da instalação.

  1. Clique no link para fazer o download do aplicativo em seu computador.
  2. Após realizar o download, aparecerá a tela a seguir. Clique em “Executar” para dar continuidade na instalação.



  3. Observação: Após executar, será verificado se algum dos pré-requisitos necessários para a instalação está faltando. Caso esteja, o Assistente de Pré-requisitos irá auxiliá-lo para a obtenção do mesmo. Neste caso, telas semelhantes às exibidas a seguir serão apresentadas.



  4. Após a verificação, o instalador do Monitor Banda Larga exibirá a seguinte tela.



  5. Clique em “Clique aqui para instalar e fazer o teste” e em seguida aparecerá a tela com os Termos e Condições de Utilização do aplicativo.



  6. Para visualizar os termos, clique em “termos e condições de utilização” e utilize a barra de rolagem para lê-lo até o final.



  7. Leia e aceite os termos e condições de utilização do aplicativo para prosseguir com a instalação.



  8. Ao clicar no botão “Próximo” você precisará realizar seu cadastro. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.



  9. Observações:
    • CNPJ ou CPF – neste campo é necessário que o usuário coloque números válidos, pois caso estejam incorretos, o aplicativo não habilitará o botão “continuar” para finalizar a instalação;
    • CEP – é muito importante o preenchimento correto deste campo para análise dos resultados obtidos por região. Se o CEP estiver incorreto, o aplicativo não habilitará o botão “continuar” para finalizar a instalação;
    • Dia para receber o relatório (de 1 a 28) – Neste campo você deverá selecionar o dia em que deseja receber, via e-mail, o relatório com as medições realizadas no último mês;

    NOTA: ao clicar em i (informação) a mensagem a seguir é exibida sobre este campo:



    • Velocidade da sua internet – Deverá ser preenchido com a velocidade contratada junto à sua prestadora de serviços. É de extrema importância que seja informado corretamente o dado desse campo, pois ele influenciará diretamente nos resultados obtidos pelos testes.
    • Unidade de medida – Após o preenchimento da velocidade, você deverá selecionar a unidade de medida de acordo com sua velocidade contratada: Mbit/s (Megabits por segundo) ou kbit/s (Kilobits por segundo).

    Em caso de dúvidas para preencher os campos “Velocidade da sua internet” e “Unidade de medida”, verifique sua conta ou entre em contato com sua prestadora de serviço.

  10. Após preencher todos os campos, o botão “Continuar” será habilitado. Ao clicar, o software iniciará a instalação. Será criado um ícone em sua área de trabalho e o instalador apresentará as seguintes telas:



  11. Clique em “Prosseguir” e automaticamente a medição padrão será configurada.

    Obs.: A medição padrão realiza automaticamente um teste de velocidade a cada 6 horas. Para que sejam realizadas as medições, seu computador deverá estar ligado diariamente entre 10h e 22h (Período de Maior Tráfego - PMT). A medição acontece normalmente mesmo com o computador em modo de espera.

  12. Caso deseje realizar uma medição instantânea para verificar a qualidade de sua internet naquele momento, clique em “Iniciar o teste”.



  13. Durante a realização dos testes de velocidade, você visualizará a barra de progresso:



  14. Após finalizar os testes, serão apresentados os resultados da qualidade da sua internet.

  15. Se os resultados estiverem de acordo com os padrões da Anatel, será exibida a frase “A medição da sua banda larga fixa ESTÁ de acordo com os padrões da ANATEL”, e o mascote estará com aspecto feliz e vibrante, conforme tela abaixo:



    Caso não estejam de acordo com os padrões da Anatel, será exibida a seguinte frase: “A medição de sua banda larga fixa NÃO ESTÁ de acordo com os padrões da ANATEL” e o mascote estará com aspecto de nervoso e irritado, conforme tela abaixo:



    Nota: Caso algu(ns) dos parâmetros de qualidade da conexão não esteja(m) de acordo com os padrões da Anatel, não significa que outros serviços na internet sejam afetados.

    No exemplo apresentado na figura acima, podemos verificar que a qualidade da conexão não está de acordo com a Anatel para “Jogos On-line” e “Velocidade”, porém os parâmetros de qualidade analisados não afetaram os serviços de “Ligação com voz via internet” e “Videoconferência”.

  16. Em seguida, você terá a opção de obter um relatório mais detalhado das medições e dos parâmetros técnicos analisados pelo aplicativo, por meio do “Clique aqui”. Desta forma, você visualizará uma página web, onde os resultados técnicos (parâmetros de qualidade) obtidos estarão disponíveis para análise.




  17. O relatório poderá ser salvo em seu computador das seguintes formas:
    1. Marque a opção “Teste exibido na tela” e clique no botão “Gerar PDF”.
    2. Marque a opção “Dados coletados no último mês” e clique no botão “Gerar PDF”.
    3. Selecione o período em “Escolha o período em que deseja visualizar os dados na tela”, clique em “Buscar”. O período será exibido na tela e, para salvá-lo, marque a opção “Teste exibido na tela” e clique no botão “Gerar PDF”:

  18. Caso deseje sair do aplicativo, feche a janela ou clique em “Voltar ao menu”, onde serão apresentadas as seguintes opções:




  19. MEDIÇÃO INSTANTÂNEA
  20. Esta opção permite realizar medições instantâneas. Basta clicar em “Iniciar o teste”.



    Nota: Durante a medição instantânea, em algumas ocasiões dependendo das condições da rede da prestadora de serviços, este tipo de medição poderá sofrer erros que impeçam o teste de ser finalizado. Neste tipo de situação, será necessário fechar e executar o sistema novamente.

  21. PROGRAME SUA MEDIÇÃO
  22. Nesta opção, você poderá alterar a frequência das medições (a cada 8, 6, 4 ou 2 horas). Você também pode escolher se deseja receber um relatório via e-mail a cada medição. É muito importante que seu computador esteja ligado e conectado à internet durante os horários agendados para os testes. Do contrário, as medições não serão realizadas. A medição acontece normalmente mesmo com o computador em modo de espera.



  23. GERAR RELATÓRIO COMPLETO
  24. Nesta opção, você pode gerar a qualquer momento um relatório completo das medições realizadas pelo aplicativo. Basta selecionar o período de medição por meio das opções apresentadas ou do calendário exibido.



    Após selecionar o período, será exibida uma tela de “salvar como”, onde deverá ser escolhido o local em que deseja salvar o relatório, de acordo com telas abaixo:



    Após salvar o documento, a mensagem “Seu relatório foi gerado com sucesso” é exibida pelo aplicativo e você poderá visualizá-lo acessando o local onde o documento foi salvo em seu computador.

  25. ALTERAR OS DADOS DE USUÁRIO
  26. Você pode alterar ou atualizar seus dados cadastrais a qualquer momento. Lembrando que todos os campos são de preenchimento obrigatório.



  27. VERIFICAR MELHOR OPÇÃO WI-FI
  28. Ao selecionar essa opção, você pode verificar o melhor canal de Wi-Fi (caso esteja utilizando roteador sem fio). O aplicativo informa qual canal sua rede está utilizando e poderá identificar as seguintes situações:
    1. Sua rede Wi-Fi não está sofrendo interferências de sinal.
    2. Sua rede Wi-Fi está sofrendo interferências de sinal. Nesse caso, o aplicativo indicará qual a melhor opção de canal a ser utilizado pelo roteador sem fio, evitando interferências entre os canais. Para obter informações sobre alteração de canal em seu roteador, acesse o FAQ.


DESINSTALAÇÃO DO APLICATIVO

Para desinstalar o aplicativo, basta acessar o menu “Iniciar” – “Todos os Programas” do Windows e selecionar a pasta “Monitor Banda Larga”. Para iniciar a desinstalação, clique em “Desinstalar”, conforme figura a seguir:



As telas abaixo serão exibidas durante o processo de desinstalação:



Clique em “Sim” para a remoção do aplicativo.



Nota: ao finalizar a desinstalação, o ícone na área de trabalho e a pasta no Menu “Iniciar” – “Todos os Programas” não estarão mais disponíveis em seu computador.

 

  Disponível no Windows 10

 

 

O aplicativo é compatível com o sistema operacional MAC OS X (a partir da versão Mavericks). Verifique os pré-requisitos necessários antes da instalação.

Faça o download na App Store, abra o aplicativo e siga os passos.

Observações:

  • CNPJ ou CPF – neste campo é necessário que o usuário coloque números válidos, pois caso estejam incorretos, o aplicativo não habilitará o botão “continuar” para finalizar a instalação;
  • CEP – é muito importante o preenchimento correto deste campo para análise dos resultados obtidos por região. Se o CEP estiver incorreto, o aplicativo não habilitará o botão “continuar” para finalizar a instalação;
  • Dia para receber o relatório (de 1 a 28) – Neste campo você deverá selecionar o dia em que deseja receber, via e-mail, o relatório com as medições realizadas no último mês;
  • NOTA: ao clicar em i (informação) a mensagem a seguir é exibida sobre este campo: 

    • Velocidade da sua internet – Deverá ser preenchido com a velocidade contratada junto à sua prestadora de serviços. É de extrema importância que seja informado corretamente o dado desse campo, pois ele influenciará diretamente nos resultados obtidos pelos testes.
    • Unidade de medida – Após o preenchimento da velocidade, você deverá selecionar a unidade de medida de acordo com sua velocidade contratada: Mbit/s (Megabits por segundo) ou kbit/s (Kilobits por segundo).

    Em caso de dúvidas para preencher os campos “Velocidade da sua internet” e “Unidade de medida”, verifique sua conta ou entre em contato com sua prestadora de serviço

     

     

Fiesp - Federação das Indústrias
do Estado de São Paulo

Copyright 2015©
Todos os direitos reservados.